sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Zé de Helena: um sonho realizado!
















Jardineiro aposentado, o famoso Zé de Helena ganhou do humorista João Cláudio Moreno, seu admirador confesso, um convite para compor a mesa do humorista no show do Roberto Carlos. O Zé e o João entraram juntos no Atlantic City e o convidado pode medir a sua popularidade( quase tão grande quanto a de seu anfitrião).Visivelmente emocionado, durante todo o transcorrer do show, Zé de Helena declarou, ao final: "Parece que estou vivendo um sonho"
Já em Oeiras, o gentilíssimo Zé de Helena enviou o seguinte telegrama de agradecimento ao Humorista do Piauí:



"João Cláudio:
Agradecimento memorável minha passagem ao seu lar. Teu coração cheio de amor ao próximo me deixou feliz
Zé de Helena"



Zé de Helena estará comemorando 80 anos no dia 26 de Setembro próximo e a Fundação Nogueira Tapety está organizando uma festa no "Castelo do Zé de Helena". A idéia é inaugurar uma exposição iconográfica com fotos e outros documentos alusivos ao aniversariante. A FNT espera contar com a adesão dos amigos e admiradores desta figura marcante de Oeiras, inclusive para ajudar a organizar a festa. (Fonte: Joca Oeiras/ Fotos: Lúcia Vanda)

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

CALA A BOCA NEGRO


Cala a boca negro!...Respire um pouco e prossiga com a sua fala.Cante se for capaz e grite se for preciso,mas não deixe de manifestar o quanto és um braço forte.


Cala a boca negro!...E deixe o seu coração pulsar no compasso do batuque dos tambores dos congos, deixando nítido que está bem vivo para enfrentar tudo o que vier e como vier, afinal és brasileiro e quem é desse solo "não foge a luta e nem teme,quem te adora,a própria morte."


Cala a boca negro!...E mostre os seus dentes, pois são sinônimos de saúde e de vitalidade, assim é capaz de repudiar e buscar os seus direitos, afinal a mãe pode ser gentil, mas alguns filhos são covardes, pois quem não tem argumento, ofende.


Cala a boca negro!...E manche com a sua melanina o muro mais branco e deixe a sua mensagem, que eles é quem são homens de cor, que mutam ao longo da vida e tentam ser como você se brozeando artificialmente.


Cala a boca negro!... E escreva poemas,livros e epopéias,pois não adianta usurpar Castro Alves,diga você mesmo o que tem que dizer,mas diga bem dito, pois negros não tem missas de te-deum em seus centenários.


Cala a boca negro!...E "se ergue da justiça clava forte", pois se Deus é por ti,essa na terra não te faltará. caso contrário faça um despacho e peça ajuda aos orixás.


Cala a boca negro... E vá a luta!


Teresina , 29 de agosto de 2007
Ao amigo Lameck Valentim alvo do pelourinho verbal

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

UESPI celebra missa em memória de alunos falecidos recentemente

Foi celebrada no pátio da UESPI em Oeiras uma missão em memória dos acadêmico Joseilton e Ivanildo, que faziam o curso de matemática, e faleceram recentemente. A missa foi celebrada pelo Pe.Francisco Barbosa e contou com a participação de alunos, funcionários e professores do Campus. A Diretora, Professora FRANCISCA INEZ DOS SANTOS MARTINS, em seu discurso final frisou: “É preciso louvar a Deus para acolher nossos meninos e protegê-los com toda luz do seu amor e como diz Carlos Drummond... “o último dia do tempo, não é o último dia de tudo, fica sempre uma franja de vida” e que a franja de vida deixada por Joseilton e Ivanildo permaneça, afinal, fazemos o GRUPO UESPI – OEIRAS e ousamos sonhar, acreditar e realizar, através de ações concretas, o desejo de transformação, pois é o desafio que nos difere das demais espécies.
Desejo a todos, com todo amor que pulsa como vida em mim, que Deus derrame sobre nós seu Amor e nos Ensine a viver com as perdas que tivemos, com as que temos e com todas as que ainda vamos ter.”

Aluno do curso de Matemática da UESPI está desaparecido


O aluno do curso de Matemática, da UESPI, Campus de Oeiras, LUCAS SILVA DE PAULA, está desaparecido há mais de 15 dias. A última vez em que foi visto na cidade foi por volta do dia 16. Após esta data, não se tem mais notícia do mesmo. A família pede a quem souber de alguma informação ligar para (89) 3451 1271/1272 ou (89) 9403 3098.

Polícia Civil faz apreensão de crack em Oeiras

Numa ação da Polícia Civil, comandada pelo delegado José Elves foram presos Jerri Adriano Pereira da Silva, conhecido como “Magão” e sua companheira, Edsandra Ferreira da Silva, conhecida por “Sandra ou Magda”, que possui um prostíbulo no bairro Barrocão. Com o casal foram apreendidos três pedras de crack e material para fazer mais 10, além de R$ 265,00. Na hora da prisão, Edsandra ainda tentou esconder as drogas na calcinha. Os dois são reincidentes e estavam em condicional. Em 2004 foram presos por tráfico de maconha. Ela será transferida para a Penitenciária feminina de Picos e ele para penitenciária de Oeiras.

Carcará estréia com derrota no Campeonato Piauiense

O Oeiras Atlético Club estreou com derrota na segunda divisão do campeonato Piauiense. Jogando contra o SEP na noite de ontem o Carcará perdeu por 2 x 0. Segundo o terinador Sebastião Silva, essa derrota não faz com que os jogadores baixem a cabeça. O time vai para o próximo confronto na certeza da vitória.

terça-feira, 28 de agosto de 2007

“CALA A BOCA NEGRO”. Fui vítima de preconceito racial


É inconcebível que numa cidade em que 71% da população é negra, manifestações racistas ainda aconteçam.Isso ainda mais quando estamos em pleno século XXI e o conhecimento está ao alcance de todos.
Preconceito em todas as suas manifestações é sinal de ignorância. E quando parte de uma pessoa portadora de um diploma de curso superior torna-se uma coisa imperdoável.
O preconceito racial, machuca, fere, dói na alma, porque entre tantos motivos atinge a dignidade, pois é uma tentativa de diminuir o outro.
Já fui vítima de racismo (Qual negro não foi?) através de olhares. Mas hoje, terça feira, 28 de agosto, através de palavras senti o quanto dói. Numa discussão com a “professora” HÉLCIA RODRIGUES BARROSO, diretora da Escola Girassol, ela usou a expressão “CALA A BOCA NEGRO”. Essas palavras ainda ecoam, em minha mente. Senti a dor da tentativa de ser diminuído. Essas palavras provocaram uma forte dor na minha alma.
Sou negro sim e me orgulho disso. Me orgulho de ter uma família negra, de ter minhas raízes no bairro Rosário e de lutar por melhores dias e mais espaços para o meu povo. E sou forte, e não serão as palavras de uma pessoa que não sei o que será dela quando a força da gravidade resolver agir sobre ela, que me farão calar.
Hélcia: apesar de você amanhã será outro dia!

É hoje a estréia do Carcará

O Carcará - Oeiras Atlético Clube enfrenta hoje a SEP, time da cidade de Picos, marcando a sua estréia na segunda divisão do campeonato piauiense. O time recebeu reforços para esta temporada e o objetivo é retornar à 1ª Divisão. A segunda divisão está dividida em duas chaves sendo que a primeira tem Flamengo (Teresina) Caiçara (Campo maior) e Princesa do Sul (Floriano) a segunda tem a Sociedade Esportiva de Picos, Oeiras Atlético Clube e Corissabá de Floriano.

Ana Paula Padrão, do SBT, produzirá matéria em São João da Varjota



A matéria explorará o trabalho desenvolvido pela "Comunidade dos Potes", que tem remanescentes dos antigos quilombos existentes no Piauí.
Deve desembarcar em Teresina, na próxima semana, a jornalista Ana Paula Padrão, do SBT, com toda a sua equipe de produção.
Vão produzir uma reportagem especial sobre a comunidade quilombola de São João da Varjota, município localizado a 288 Km ao Sul do Piauí.
A matéria explorará o trabalho desenvolvido pela "Comunidade dos Potes", que tem remanescentes dos antigos quilombos existentes no Piauí.
O tema da reportagem será o artesanato como alternativa de inclusão social. Os quilombolas da região criam produtos em cerâmica, como jarros, travessas, potes e moringas. A comunidade também desenvolve projetos agrícolas.
Vale ressaltar que a comunidade foi apoiada, durante mais de cinco anos, pelo programa Artesanato Solidário, cuja gestora era a ex-primeira dama do Brasil Ruth Cardoso.

Fonte: Riachão Net

Oeirense Organiza Sessão de desagravo na Câmara Municipal de São Paulo

O suplente de vereador da Câmara Municipal de São Paulo, Alfredinho, que é Oeirense, organizou juntamente com outros piauienses uma sessão solene naquela Casa Legislativa em desagravo às declarações do presidente da Phillips Paulo Zottolo, que disse que se o Piauí deixasse de existir ninguém ia ficar chateado. Na sessão estiveram presentes várias autoridades piauienses e também do cenário nacional, que manifestaram seu apoio ao nosso Estado.

Maconha continua sendo a droga mais consumida em Picos


Isso acontece devido o baixo valor comercial da maconha, e pelo fato de Picos estar próximo a locais produtores, como o Estado do Pernambuco e Maranhão.
De acordo com o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos, major Lindomar Castilho, apesar do aparecimento de outras drogas, como cocaína e crack, a maconha continua sendo a droga mais consumida na cidade de Picos, sendo portanto a mais apreendida nas ações policiais.
O major Lindomar Castilho informa que isso acontece devido ao baixo valor comercial da maconha, e pelo fato de Picos está próximo a locais produtores, como o Estado do Pernambuco e Maranhão. “Ainda considero que a maconha é a droga mais disseminada no Estado do Piauí”, comentou.
O comandante do 4º BPM ressalta que a Polícia Militar continua monitorando os pontos de venda de drogas da cidade de Picos, como nos bairros Junco, Bomba e no Centro da cidade. “Nesses locais onde tomamos conhecimento da comercialização de drogas, nós informamos para a delegacia, para que sejam tomadas as providencias junto ao Poder Judiciário”, explicou.
De acordo com o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar de Picos, major Lindomar Castilho, apesar do aparecimento de outras drogas, como cocaína e crack, a maconha continua sendo a droga mais consumida na cidade de Picos, sendo portanto a mais apreendida nas ações policiais.
O major Lindomar Castilho informa que isso acontece devido ao baixo valor comercial da maconha, e pelo fato de Picos está próximo a locais produtores, como o Estado do Pernambuco e Maranhão. “Ainda considero que a maconha é a droga mais disseminada no Estado do Piauí”, comentou.
O comandante do 4º BPM ressalta que a Polícia Militar continua monitorando os pontos de venda de drogas da cidade de Picos, como nos bairros Junco, Bomba e no Centro da cidade. “Nesses locais onde tomamos conhecimento da comercialização de drogas, nós informamos para a delegacia, para que sejam tomadas as providencias junto ao Poder Judiciário”, explicou.

Fonte: Jailson Diasjailsondias@riachaonet.com.br

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A casca doce de Burane

* Júnior Viana

Ao Folhear algumas revistas do I.H.O. Encontrei sentado ali no adro da afrinegra igreja do Rosário, um senhor por nome de Burane. Bem sei que muito já tinha ouvido falar sobre ele, porém não tinha ainda sido apresentado a sua pessoa, digo as suas obras, pois o mesmo descansa em paz, como bem diz Drummond , esse povo antigamente não morria , descansava. Não morre mesmo, o artista é sem dúvida o grito de repúdio as horas findas da carnalidade humana, pois em superioridade se tornam imortais pelos seus feitos.Encontrei Burane imortalizado nas entri-linhas de escritos ufânicos contidos especialmente em ”Carvalhos", onde embriaguei-me com a riqueza artística desse homem. Que a pós–modernidade com seu “neos” tenta borrar com o cinza do concreto e da objetividade suas obras sacras, que são santificadas pelo tempo, embora blasfemada pelo esquecimento.Da tinta negra, que borrou o papel em códigos, li e reli a vida desse tal Benedito Amônico de Freitas, que como um bendito épico, tentei conhecer a sua história, que em síntese Dagoberto exprime ser:”o artista de todas as artes.” Foi ainda na negra escrita que lembrei-me do azul e do dourado na talha rosariana, que um dia fora rubricadas por esse artista da mais alta estirpe oeirense. Protegido pela moldura, vi Jesus no “Descimento da Cruz” e mais uma vez no óleo sobre a tela, está o filho do criador vergado pelo peso da cruz ... Está ali Cristo em Burane , no passo da Naninha onde o Senhor do Passos se torna ainda mais atávico na festa heráldica da terra.Na madeira doce do buranhêm , a vida esculpiu esse artista que pela graça da Vitória imaculada do Rosário, também se fez artista esculpindo no cedro da história o seu nome, materializando tudo aquilo que poderíamos chamar de obras buranianas.A velha Oeiras que não é mais tão pacata, foi palco pra a teatralidade de Burane, que incontáveis vezes tiro do madeiro o filho de Rosário, Vitória, Conceição... Das Dores, na semana que outrora era santa. Assim se fez o pintor, o escultor, o imaginário, o mágico, o moldador... O oeirense que os oeirenses desconhecem, pois ele jaz na lápide fria da memória.A obra buraniana, faz avivar valores, que sejam na música Possidônica, na arte cênica Lamequiana ou na literatura de vários nomes, que os mochinos já nascem artistas e tornam sem plágios , Drummonds , Villa Lobos e Da Vincis da velha urbe... No bom gosto oeirense.
*Acadêmico dos cursos de bacharelado em Turismo e Licenciatura em História pela UESPI

Provas do ENEM realizadas com sucesso

Foram realizadas com sucesso ontem as provas do ENEM-Exame Nacional do Ensino Médio. Aqui, estudantes de toda Micro Região de Oeiras fizeram o exame que começou às 13h indo até as 18h, em nove escolas. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Baltazar Cortez, coordenador local, o ENEM ocorreu na mais perfeita normalidade. Até o ano passado, os alunos de Oeiras e região faziam suas provas em Teresina, Picos ou Floriano.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Sábado tem sarau no Café Oeiras

Neste sábado a noite, acontecerá no Café Oeiras um sarau promovidao por Josevita Tapety. Na parte musical vários cantores e músicos estarão reunidos juntamente com vários poetas, em especial os acadêmicos de letras que fazem o blog DUELO DE LETRAS. Na mesma noite, acontecerá também a apresentação do monólogo Caldeirão de Letras com Lameck Valentim.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Centro Histórico de Oeiras é candidato a uma das Sete Maravilhas do PI


Enquanto alguns debocham do Piauí, por não o conhecerem, o Sistema Meio Norte de Comunicação está fazendo uma eleição onde escolherá as Sete Maravilhas do estado. E Oeiras, com seu Centro Histórico é um dos candidatos a entrar nesta lista. Entre no site www.meionorte.com e vote no nosso centro histórico para que ele seja eternizado como uma das sete maravilhas do nosso estado.(Foto: Adleuza Pacheco)

Oeiras é destaque na Feira dos Municípios

O estande de Oeiras foi um dos destaques da Feira dos Municípios realizada recentemente em Teresina. O evento reúne todas as cidades do estado que aproveitam a oportunidade para mostrarem o que têm de melhor. A Secretaria de Cultura aproveitou a oportunidade para divulgar o potencial turistico da primeira capital do estado. Confira as fotos, feitas pela Assessora de Comunicação da Prefeitura de Oeiras, Adleuza Pacheco.

Feira dos Municípios

Tiel Reis com amigos no estande de Oeiras na Feira dos Municípios
Zelinda e Sayona Reis com Conceição Pipoca

Cassandra Yara e Stefano Ferreira


Maristela Lemos, Pedro Júnior e Sayonara Reis



João Paulo Reis e amigos




Assessoras de Comunicação da PMO Maria Helena e Adleuza Pacheco e a diretora da Secretaria de Cultura Espírito Santo Freitas



Prefeito Tiel Reis, a Chefe de Cerimonial Cassandra Yara, Diretor da Secretária de Cultura Pedro Júnior e Asssessora de Comunicação Maria Helena



As irmãs Zita e Zelinda Reis






Muita gente visitou o stande de Oeiras na Feira dos Municípios

Senador João Vicente Claudino e o Prefeito Tiel Reis





Secretário de Cultura Stefano Ferreira, Secretária de Assistência Social Sayonara Reis, Paulo Hércules e o Governador Wellington Dias





Prefeito Tiel Reis, os deputados federais Marcelo Castro e Osmar Júnior e Paulo Hércules










Secretária de Assistência Social, Sayonana Reis e o ex prefeito de Teresina Firmino Filho














Banda Santa Cecília, animando o estande de oeiras























Provas do ENEM serão aplicadas em Oeiras

No próximo domingo, dia 26 serão realizadas em todo o Brasil as provas do ENEM. Nos anos anteriores os alunos de Oeiras tiveram que fazer as provas em outras cidades. Já em 2007, Oeiras será um dos polos de aplicação do exame. As provas serão realizadas no Costa Alvarenga, UESPI, Pedro Sá, Farmacêutico João Carvalho, Girassol, Francisquinha Martins, Armando Bularmaqui, Orlando Carvalho e Eva Feitosa. A responsabilidade local é da Secretaria Municipal de Educação.
As provas serão aplicadas para os alunos de Oeiras e região, de 13h às 18h.

Karine Santos hoje no Pachecos

O Projeto Casa dos Músicos que recentemente foi descentralizado, estará realizando mais uma edição hoje com a cantora Karine Santos. O local desta edição será a Churrascaria Pachecos, na avenida José Tapety. A descentralização do projeto tem como objetivo levar a boa música a todos os bairros da cidade.
A casa dos músicos foi idealizada por Josevita Tapety e conta com a participação dos cantores e músicos locais. Desde a descentralização, o projeto já passou por vários locais da cidade, como o Posto Bodelândia que recebeu a cantosa Vanúsia.
Após a criação do projeto, os músicos passaram a ser valorizados e também a fazer shows em outras cidades.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Veja os blogs oeirenses

Acesse os seguintes blogs e conheça um pouco mais dos nossos cronistas e poetas:

A COR DA CHITA
De Stefano Ferreira, Professor do curso de Letras (UESPI-Campus Prof. Possidônio Queiroz) Jornalista, Poeta e Cronista e Secretário de Cultura de Oeiras
www.acordachita.blogspot.com

MOSAICO DA VILA
De Júnior Viana, poeta, cronista e acadêmico dos cursos de bacharelado em Turismo e Licenciatura em História pela UESPI.
www.mosaicodavila.blogspot.com

ZIGOMUTE
De Thompson de Sá, contos e poemas.
www.zigomute.blogspot.com

Duelo de Letras
fabrica de textos - alunos de letras/português da UESPI(2006/2009)
www.duelodeletras.blogspot.com

UESPI inicia período letivo

Com direito a trote tiveram início ontem as aulas da UESPI em Oeiras. Neste semestre iniciam mais turmas: Letras/Português e Computação.
Os alunos do curso de História fizeram um trote com os novos acadêmicos. Usando uma cadeira de rodas, um aluno se passou por um paraplégico que pedia ajuda financeira para comprar medicamentos e alimentos. Os alunos e professores compadecidos com a situação ajudaram. No final este aluno levantou-se da cadeira, provocando uma risada geral. O dinheiro arrecadado foi usado para comprar vinho e realizar uma festinha.

Justiça libera moto do Pedro Sá

O Colégio Pedro Sá já recebeu a moto que estava em poder da Justiça, e realizará um novo bingo. A escola, no mês de julho teve a moto apreendida quando bandidos falsificaram cartelas do bingo. Desde então os professores aguardavam decisão Judicial. Um novo bingo será marcado ainda esta semana.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Loja do Paraíba em Oeiras não venderá mais aparelhos da marca PHILIPS

Atendendo a uma solicitação da presidência do Grupo Claudino, a filial de Oeiras do Armazém Paraíba não estará mais disponibilizando aos consumidores os aparelhos eletro eletrônicos da marca Philips. A gerencia da Loja informa que a retirada dos produtos das prateleiras é em razão ás declarações do presidente da estatal PHILIPS na América latina. A declaração do presidente da empresa desagradou os donos do Armazém Paraíba que em repúdio resolveu não mais vender a marca retirando-a das lojas em todo Brasil. O gerente da Loja de Oeiras, (Seu Francisco) disse que ainda não saber qual vai ser o destino das mercadorias e que por enquanto foi orientado a guardá-las no depósito da empresa. Veja o que Paulo Zottolo presidente da Philips disse sobre o Piauí: “Não se pode pensar que o país é um Piauí, no sentido de que tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir, ninguém vai ficar chateado". O presidente da multinacional esqueceu que o Grupo Claudino está entre os cinco maiores consumidores da marca Philips no Brasil. (Fonte: Emanuel Vital)

sábado, 18 de agosto de 2007

'Grupo Claudino' não quer mais vender produtos 'Philips' no PI


Considerado o quinto maior cliente da marca 'Philips', o Grupo Claudino, através do Armazém Paraíba aderiu à campanha de boicote aos produtos da empresa do executivo Paulo Zottolo, que disse que o Piauí "tanto fa como tanto fez" em entrevista ao Jornal Valor Econômico na quinta-feira passada, dia 16.A repercussão do assunto, iniciada no 180graus.com e depois levada para os outros meios de comunicação local e nacional, fez com que alguns leitores do Maior Portal do Piauí criassem a campanha "Não compre Philips". Fizeram comunidade no Orkut, blogs e até sites especializados sobre o assunto. Desta forma, o Grupo Claudino decidiu retirar todos os produtos da marca 'Philips' das prateleiras do Paraíba. São aparelhos de televisão, DVD, câmeras filmadoras e fotográficas, enfim, o Paraíba não vende mais 'Philips' . (Fonte: 180graus)

'Se o PI deixar de existir ninguém fica chateado'

O presidente da Philips para a América Latina, Paulo Zottolo. Em entrevista ao Jornal 'Valor Econômico', ironizou o Piauí. Zottolo disse que o Brasil não pode se transformar em um "Piauí", isto é, "tanto faz como tanto fez". Para ele, o Piauí é um estado que se sumir do mapa, ninguém vai sentir falta. "Não se pode achar que o país é um Piauí, no sentido de tanto faz quanto tanto fez. Se o Piauí deixar de existir ninguém vai ficar chateado", comentou.
O deboche mexeu com todos os pieuienses, que imediatamente começaram a rebater esta piada de mau gosto.
O Governador do Piauí, Wellington Dias reagiu com a seguinte nota: "Tenho certeza de que o capitalismo afasta o homem do ser humano. Que Deus dê a ele a oportunidade de conhecer o Piauí e os homens e mulheres que aqui vivem. Para se ter uma idéia, o Piauí tem 80% de suas florestas nativas preservadas e produz oxigênio para o Brasil e para o mundo. O Piauí, segundo estudos em andamento, tem uma das maiores bacias de gás e petróleo do país. É do Piauí a melhor escola do Brasil, eleita dois anos consecutivos pelo Enem. O Piauí tem a melhor produtividade de soja, mel e algodão do país. Por coincidência, um piauiense, José Horácio de Freitas, foi diretor financeiro da Philips. Por ele e por todos os cidadãos piauienses deveríamos ter respeito. E faço a ele o convite para vir conhecer o Piauí."
O senador Heráclito Fortes (DEM) fez pronunciamento criticando a declaração de Zottolo. O parlamentar lembrou que o
empresário preside a Philips no Brasil, disse compreender o fato de o executivo estar "com problemas concorrenciais", com a LG e a Sansung, que disputam com a Philips o mesmo mercado."Ele deve estar irritado, atarefado e, agora, empolgado com essa campanha que realmente é meritória. Porém, para comandar uma campanha dessa natureza, é preciso, no mínimo, ter equilíbrio e respeitar os estados da Federação, porque eu também cansei de arrogância e de prepotência", atacou o senador.Heráclito também condenou Zottolo pela "falta de humildade", aconselhando-o a buscar lições nesse sentido com ex-dirigentes da multinacional holandesa, a exemplo do piauiense José Horácio Gayoso. "O Zottolo talvez não saiba que a própria Philips, por meio de um piauiense que foi dirigente dessa empresa, não só no Brasil, mas também na Holanda, o senhor José Horácio Gayoso, investe maciçamente, talvez no maior projeto individual da Philips no Brasil, em programas sociais no estado do Piauí, focados na área de educação ", disse.Já o senador Mão Santa (PMDB) foi ainda além. Ele também se manifestou em apoio a Heráclito Fortes e disse que Zottolo era "um ignorante da história" do país e, em uma brincadeira com seu nome, chamou-o de "tolo", acrescentando depois os adjetivos "arrogante" e "imbecil"."O nome dele é Tolo. É preciso saber, tolo, que o Piauí, como mostra a História do Brasil, primeiro foi colônia de Pernambuco. Nós nos libertamos de Pernambuco depois de mais de 200 anos de colônia e fomos durante 100 anos colônia do Maranhão. É um Estado novo. E hoje, ó tolo, ó ignorante, ó imbecil, é o aniversário de Teresina, de Teresina, tolo, ignorante, imbecil da Philips. Você está cansado? Nós não nos cansamos, não; nós somos da luta".E continuou: "É preciso saber, tolo, ignorante, imbecil, que Teresina foi a primeira capital planejada deste País. Tolo, ignorante, imbecil, cansado, a primeira capital planejada deste País foi Teresina, que inspirou Belo Horizonte, que veio depois. Teresina tem 150 anos, Belo Horizonte, pouco mais de 100. Outras capitais planejadas: Goiânia, Brasília, que tem pouco mais de 40, e Palmas. Teresina é a primeira capital planejada. Ó tolo, ignorante, imbecil, cansado, atentai bem: Teresina, tem 150 anos." (Fonte: 180 graus)

Meu anjo é mochino

*Júnior Viana

Tem coisas únicas na vida, tipo nascer... Nascer em Oeiras, morar em Oeiras e ser de Oeiras. Quando eu nasci não Foi um anjo torto, esbelto e nem louco que pegou na minha mão pra eu fosse conterrâneo de Ermínio. Foi um anjo meio mocho, desses que realmente vive por ai, e que quer saber da vida de todo mundo, pois não é à toa que ele fica nas brechas das janelas guardando aqueles que passam pelas vias públicas na calada da noite ou em plena claridade do dia.Pra certificarem que eu era realmente dessa urbe, fui levado ao batismo, não era o Jordão, mas o riacho Mocha, que ficou cego por enxergar demais e morreu por ser inocente.E eu que era criança acreditei que era o progresso, enquanto o anjo mocho continuava preocupado com a vida dos vizinhos, todavia quem bebe da água de Oeiras, fica enfeitiçado e acorrentado aos seus costumes. Eu aprendi na voz paulatina do arcanjo que para ser mochino era necessário ser monoteísta fervoroso, acreditar na fantasia, comer muito na Semana Santa, falar mais do que os padres nas horas dos sermões, fazer tudo depois da missa e quem sabe, falar de vez enquanto, da vida dos “amigos”.Não sou digno de percorrer o malgrado caminho do Sinédrio ao Gólgata e nem fui condenado por crime algum, mas o anjo conduziu-me em passos para agradecer ao Senhor dos Anjos por muitas graças, para deixar ainda mais nítido, fui com um ex-voto na cabeça como um bom nordestino. Era ali a procissão dos passos, cheio de passos, de pernas... Pernas finas, ruças de poeira, cheias de varizes, reumatizadas... Pernas de paus... Pernas de Oeiras.O anjo me mostrou ainda que abrir a janela em Oeiras é abrir a janela para o mundo, pois a velha beata caminha devagar, a vaca come a grama na praça devagar, devagar o cachorro rói o osso na calçada do mercado. Caro amigo Drummond, isso não é uma vida besta, é a vida em Oeiras, por isso dê viva, viva, viva!O meu anjo mocho que não é barroco, mais tem asa de avião, levou-me para dar uma volta magnífica pelo céu da terra “mãe”, ensinou-me que a cidade não se resume apenas a uma igreja colonial, cercada de casas seculares, de um mercado de várias portas, de um povo que caminha no meio da rua e senta com a família nas largas calçadas, para falarem sobre política e dos “velhos fantasmas”.Ele me mostrou que Juca é primo de Ulisses e que ambos são imortais, enquanto o caminho da loucura estiver entre o amor e morte. Mostrou-me ainda que essa cidade fica roxa de dor quando amarga de paixão, mas fica ainda mais encarnada quando abrasa de felicidade. Contudo, aprendi que sempre fui mochino, pois nunca imaginei o Piauí sem essa cidade, imaginar o nosso estado sem ela é apagar boa parte da história amarelada do nosso povo, entregar as tradições aos cupins do esquecimento. Em Oeiras o pretérito não passa, vive conjugada por homens, mulheres, crianças e fantasmas.

* Acadêmico dos cursos: de bacharelado em Turismo e Licenciatura em História pela UESPI

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Uma questão de fé e o teatro inconsciente

Foi comemorado ontem o dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Oeiras e do Piauí. Na programação, além da tradicional procissão e a missa no anfiteatro do morro do Leme, este ano teve também a participação do Núncio Apostólico, que veio abençoar a Catedral de Nossa Senhora da Vitória. Como sinal da bênção ficou na igreja uma relíquia, que é um pedaço do cajado de São Francisco.
No sermão, no Morro do Leme, o bispo que fez a homilia, Dom Pedro Brito, fez um sermão vazio, sem consistência, sem nada relacionado com as passagens bíblicas lidas. Centrou-se apenas em falar do forró folia e dos carnavais fora de época. O bispo de Oeiras, Dom Augusto, que pouco vem a cidade, deveria ter aproveitado a sua rara presença aqui para proferir este sermão, e não ter cedido o espaço para este outro de tão longe.
A igreja tem coisas mais urgentes com que se preocupar. Enquanto centra seus sermões nas festas públicas, o Núncio vem a Oeiras ostentar seus carrões de luxo, e também fazer suas festas particulares, e seus faustos banquetes em seus talheres de prata e ricas porcelanas.
É importante também observar a forma como trata a fé do povo. Esse povo nordestino, tão sofrido, que nem sempre tem um olhar crítico sobre os fatos, acredita em tudo. Até mesmo que um pedaço de madeira possa ser um pedaço do cajado de São Francisco. Esse cajado, deve ter sido imenso, para se distribuir pedaços deles por todo o mundo. Além de deixar esta "relíquia", deveriam também deixar o atestado de autenticidade.
Isso me remete, aos tempos da Grécia Antiga, quando teve início o teatro. Nesse tempo, esta arte, era classificada como teatro consciente e o inconsciente. O consciente era aquele elaborado, ensaiado, preparado, feito por atores prontos. O inconsciente, eram os autos, as festas religiosas,as celebrações. Como a feita aqui ontem. O que ameniza o fato, é apenas que tudo isso é uma "questão de fé".
Esperamos, que nosso povo seja mais consciente, e lembrem-se o que diz as Sagradas Escrituras: Não terás outros deuses diante de mim. Desobedecendo isso, toda fé será morta.

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Congos de Oeiras consolidado como o melhor grupo de Congos do País


A última apresentação da turnê de Os Congos de Oeiras pelo estado de São Paulo, foi na cidade de Osasco, na Escola Nossa Senhora da Misericórdia, que é dirigida por uma oeirense, a Ir. Maria de Deus, que recebeu calorosamente o grupo. A apresentação foi acompanhada por alunos, professores e funcionários da escola, além de vários oeirenses.
Esta série de apresentações do Grupo por São Paulo, principalmente no Festival Folclórico de Olímpia serviu acima de tudo para consolidar o grupo Oeirense como o grupo de Congos mais importante do País. Estiveram presentes ao festival vários grupos, mas nenhum se mantém fiel às origens africanas como o de Oeiras.
Viajar com os Congos é uma experiência fantástica. É uma alegria contagiante, é samba e batuque a viagem toda. Durante o percurso, tudo é compartilhado. Do "frito" às bebidas, num verdadeiro sentido da palavra grupo.
























































Congos passam dia com a família em SP

Irmã Maria de Deus, freira oeirense que em SP, dirige a Escola Nossa Senhora da Misericórdia , e que idealizou a apresentação dos Congos nesta escola em Osasco.


Emerson Boy, prestigiando a apresentação dos Congos em SP


















Depois de Olímpia, os Congos de Oeiras foram para São Paulo, onde fizeram uma apresentação em Osasco na Escola Nossa Senhora da Misericórdia. Antes, os membros do grupo, tiveram um dia livre para ficar com os parentes, que os receberam com festa, e também foram assistir à apresentação do grupo.