terça-feira, 29 de abril de 2008

Oeiras está na exposição da Fundação Cultural Monsenhor Chaves





Fotografias do cenário histórico-religioso de Oeiras, da fotógrafa Adleuza Pacheco, estão compondo a Exposição Fotográfica Itinerante da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. O 14º Salão Municipal de Fotografia foi promovido pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves e teve o objetivo incentivar a arte fotográfica, descobrir novos valores e ampliar o acervo fotográfico do município de Teresina.Este ano, 80 fotógrafos entre amadores e profissionais participaram do Salão, com 348 fotografias inscritas.

Das fotografias inscritas foram selecionadas 98 para compor a exposição que permanecerá na Galeria Lucídio de Albuquerque, na Casa de Cultura de Teresina, até o dia 16 de maio. A seleção foi feita por um júri composto por três pessoas reconhecidas no meio fotográfico e cultural de Teresina. As cópias fotográficas selecionadas, além de todo o material que será exposto, farão parte de exposições itinerantes que percorrerão os teatros administrados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves, escolas públicas e particulares da capital, faculdades e universidades.

A exposição poderá também ir para outras cidades que solicitarem junto à Fundação.A cidade de Oeiras já está se articulando para trazer esta exposição que conta com três fotografias da fotógrafa Adleuza Pacheco, que foram selecionadas e já estão expostas na Fundação Cultural Monsenhor Chaves, em Teresina.
Cartório Eleitoral fará plantões nos feriados e fins de semana

O CONGO AINDA PULSA

Foto: Lúcia Vanda



No último sábado, aconteceu no adro da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na "doce colina", bairro de afro descendetes de nossa Oeiras, a gravação de um documentário promocional do Grupo Congos de Oeiras.

O resultado das filmagens será editado e mostrado para todo o Brasil, através da Globo Nordeste, na já conhecida campanha "São João do Nordeste", veiculada durante todo o período junino na Rede Globo de Televisão.

O grupo foi escolhido pela produção da Globo local e gravou passagens em vários pontos da cidade com uma uma valorização da tradição, mostrada em entrevistas e imagens de fotografia bem poética.

Um dos pontos altos da gravação, foi a tomada feita no mirante do morro da cruz ao nascer do sol, bem como a gravação em clima de festa junina, feita em frente a Igreja do Rosário a noite.

A gravação, contou com uma produção toda especial que teve o apoio total da Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Cultura do Município, bem como da Fundação Nogueira Tapety.

O local foi ambientado de São João, com bandeirinhas e iluminação especial, lembrando as quermeces e festas de santos, o figurino foi todo colorido com as saias de chitas, que são também usadas pelo grupo. A produção do grupo ficou por conta do figurinista e produtor oficial dos Congos de Oeiras Prof. Washington.

As mulheres daquela comunidade, deram sua parcela de contribuição, dinamizando as duas barracas de palha que foram montadas para dar maior dinamismo ao evento.Muita paçoca, maria isabel e chá de burro foi vendido ao público.

A população do bairro atendeu ao chamamento, animando e comemorando esse presente para o grupo, que tem se apresentado em vários eventos pelo Brasil, inclusive do maior festival de folclore do Brasil, na cidade de Olímpia-SP.

Para registrar tudo a Fundação Nogueira Tapety convidou a fotógrafa Lúcia Vanda, que fez um making of fotográfico completo desse show folclórico. As fotos serão brevemente expostas, garante Lúcia.

(FOTE: BLOG A COR DA CHITA)

Jardinagem e Paisagismo é na Floricultura Fontes


Em Oeiras já é dispõe das últimas tendências em jardinagem e paisagismo. A Floricultura Fontes desenvolve projetos nas áreas, contando também com a confecção de buquês e arranjos de flores naturais e artificiais. Lá também você pode surpreender quem você ama com belas cestas de café da manhã, como: romântica, guloseimas, frios, petiscos e bebidas. E na Oeiras Artesanato você encontra souvenires genuinamente oeirense, além de sorvetes expresso. A Floricultura Fontes fica na Rua Zacarias de Góes,52, telefone 3462 1107, e a Oeiras Artesanato fica na Praça Visconde da Parnaíba.

Cartório Eleitoral de plantão no feriado e final de semana

O Cartório Eleitoral estará de plantão até o dia 07 de maio para atendimento ao público que deseja fazer inscrição, transferência eleitoral e mudanças nos dados cadastrais do título eleitoral. O Cartório funcionará das 08h às 18h, em dias úteis, e das 08 às 14h, no sábado, domingo e feriado. Portanto, quem deseja votar nas Eleições Municipais de 05 de outubro de 2008, só tem até o dia 07 de maio para se inscrever e regularizar a sua situação eleitoral. É bom lembrar que o menor com 15 anos, mas que completará os 16 até o dia da eleição, pode tirar seu título.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Oeirenses em Teresina louvam o Divino


A comunidade oeirense em Teresina realiza logo mais às 19h na Capela da Casa Frederico Ozanam em Teresina uma adoração ao Divino Espírito santo. A celebração será feita pelo padre Gildásio. A Casa Frederico Ozanan fica na Rua Pernambuco, no bairro Marquês.

Atletas oeirenses vencem troféu estadual de Jiu Jitsu


Os atletas Zacarias Junior e Anderson Nunes venceram o II Troféu Ônix de Jiu Jitsu, que corresponde à 1ª etapa do Campeonato Estadual da modalidade. A competição aconteceu no último sábado em Teresina. Zacarias que disputou na categoria de 72 a 75 kg, venceu na final Saul Oliveira, numa revanche, já que perdeu o titulo para ele no ano passado. Anderson Nunes venceu na categoria de 85 a 88kg. Os atletas treinam na cidade de Picos com o professor Talvanes. Zacarias agora se prepara para a Copa Norte Nordeste da Karatê que acontece neste final de semana em Recife.
































Igreja se prepara para receber o seu Bispo


A Comunidade Católica Oeirense está se preparando para a sagração e Posse do novo Bispo da Diocese de Oeiras. O Monsenhor Juarez de Sousa da Silva será ordenado pelo Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri no dia 17 de maio em missa a ser celebrada no Adro da Igreja Catedral. A volta da sede da Diocese para Oeiras era um desejo antigo dos católicos oeirenses.
Caravanas de várias paróquias que compõem a Diocese de Oeiras estão se organizando para estarem em Oeiras na posse de Dom Juarez. Caravanas virão também da cidade de Barras, cidade natal do novo Bispo. A Diocese criou uma comissão que cuidará da recepção e hospedagem das caravanas.

Idosos são vacinados contra a gripe


Desde o último sábado que os idosos oeirenses começaram a ser vacinados contra a gripe. Todos os postos de saúde do município estão efetuando a vacina é destinada aos idosos a partir de 60 anos, que não tem efeitos colaterais e prossegue por toda a semana.

sábado, 26 de abril de 2008

Francis Lopes e Arreio de Ouro no aniversário de Santa Rosa este final de semana


A prefeita Telma Tenório, do município de Santa Rosa, localizado a 283 km da capital, realiza desde do domingo, dia 20 de abril, atividades para comemorar o aniversário do município, que completa 16 anos no dia 29 de abril.
No dia 20, aconteceu queima de fogos, final de campeonato e seresta. Na segunda, 21, houve ações do Selo Unicef e inauguração do Colégio da Pitombeira. No dia 22, houve manhã social, e à tarde Forró para Idosos, além de inauguração do calçamento das ruas Valdeth Martins e Simplício Mendes.
Na quarta (23), foi comemorado o aniversário e a reinauguração da Alternativa FM, com apresentações culturais. E no dia 24, a prefeita Telma inaugurou o calçamento do Pé da Serra.

Programação:Dia 25/04 - Sexta-feira

05h – Alvorada
06h - café da manhã
07h - Jogos estudantis na Quadra nazareno Santos
16h - Amistoso Futebol de Campo
18h30 - Final dos Jogos estudantis na Quadra Nazareno Santos

Dia 26/ 04 - Sábado

07h - Corrida de Jegue
08h - Corrida de velocidade masculino, feminino e vôlei de dupla
09h - Corrida pedestre feminina adulto e juvenil
09h30 - Corrida de revezamento adulto e juvenil

Tarde - Atividades evangélicas
20h - Show Gospel
Local: Praça Pedro Malaquias

Dia 27/ 04 – Domingo

04h – Alvorada
06h30 - Café de manhã
09h – Missa
10h30 - Campeonato de Sinuca e Dominó, pau de sebo
16h - Corrida pedestre masculina 3km
16h30 - Ciclismo 12 km
18h - Lançamento do Selo Postal da Cidade
Entrega da premiação
Discurso
Corte do bolo
Show pirotécnico
21h - Francis Lopes
Meia noite - Arreio de Ouro e Buscapé

Congos de Oeiras gravam para o São João da Globo


Os Congos de Oeiras gravam desde quinta feira sua participação nas vinhetas do São João do Nordeste, da Rede Globo de Televisão. Uma grande estrutura da emissora está na cidade. O grupo folclórico oeirense é o homenageado deste ano. Na quinta à noite, Os Congos gravaram no bairro Rosário e ontem gravaram no Morro da Cruz, ao nascer do sol e depois pelas ruas do Centro Histórico de Oeiras e em outros locais. Hoje à noite, a última gravação será no adro da Igreja do Rosário. Para esta série de gravações a produção do grupo fez uma roupa especial, deixando as rendas e usando a chita que é característica do período junino.



sexta-feira, 25 de abril de 2008

ENGIPEC inaugura novas instalações

Empresária Ediliane Santana e Eduardo Freitas, proprietários da ENGIPEC
(Fotos: GG Returns)





Essas são as novas instalações da ENGIPEC que foram inauguradas hoje pela empresária Ediliane Santana.



A nova loja fica na Avenida Duque de Caxias, no centro da Cidade, oferecendo o melhor atendimento e uma atenção toda especial aos seus clientes.












Como Evitar a conjuntivite


Como é grande o número de pessoas com conjuntivite em Oeiras, é importante tomarmos cuidados para evitar contrais a doença.
As Óticas Bela Vista que cuida bem da sua visão, ensina como combater esta enfermidade.

Para combater uma epidemia é importante que as pessoas com conjuntivite, bem como as que não apresentam a infecção, tenham algumas informações que são úteis para a sua proteção e para evitar o contágio.


Para prevenir a transmissão, enquanto estiver doente, tome as seguintes precauções:


• Lave com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos.


• Aumente a freqüência de troca de toalhas ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos.


• Não compartilhe toalhas de rosto.


• Troque as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise.


• Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas e, ao usá-los não encoste o bico do frasco no olho.


• Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite, ou se estiver usando colírios ou pomadas.


• Não compartilhe o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza.


• Evite coçar os olhos para diminuir a irritação.


• Evite aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes.


• Evite a exposição a agentes irritantes (fumaça) e/ou alérgenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.


Para prevenir o contágio, tome as seguintes precauções:


• Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).


• Use óculos de mergulho para nadar, ou óculos de proteção se você trabalha com produtos químicos.


• Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).


• Evite nadar em piscinas sem cloro ou em lagos. Todos estes cuidados devem ser verificados por pelo menos 15 dias desde o início dos sintomas nos indivíduos contaminados, já que durante este período as pessoas com conjuntivite podem ainda apresentar contágio, evitando repassá-la para outras pessoas.



Na maioria dos casos de conjuntivite, os sintomas e a doença passam em 10 dias, sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento. Medicações (pomadas ou colírios) podem ser recomendadas para acabar com a infecção, aliviar os sintomas da alergia e também diminuir o desconforto. Acima de tudo, não use medicamentos sem orientação médica. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos, sendo assim, cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença.

Se você sabe que tem alergia ou intolerância a algum produto químico, mantenha-se longe dele, durante e depois da crise.

Para melhorar os sintomas, lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico.

E lembre-se: ao perceber alguma irritação, vermelhidão ou secreção anormal, procure imediatamente seu oftalmologista. Só ele pode indicar o melhor tratamento.



Patrimônio de Assis Carvalho sob suspeita


Os promotores Ruszel Lima Verde e Hugo de Sousa Cardoso vão investigar o patrimônio do secretário de Saúde, deputado Assis Carvalho (PT). Ele é acusado de fraudes e outras irregularidades em contratos entre a Secretaria de Saúde e empresas de prestação de serviços. Segundo denuncia do Ministério Público Estadual, Assis Carvalho celebrou contratos sem licitação.

Fonte: Jornal Diário do Povo

Moradores do Nogueira Tapety na lista dos que podem perder suas casas

O Governo Wellington Dias baixou no último dia 18 de abril de 2008 a Portaria de nº 46-D/2008 rescindindo todos os contratos dos mutuários que estariam com pendências junto a Empresa de Gestão e Recursos do Piauí-Emgerpi. De acordo com a Portaria, mais de 10 mil famílias perderão suas casas em todo o Estado do Piauí. A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado, do dia 22 de abril de 2008. A diretora da Emgerpi diz claramente que "a partir desta, todos os contratos da Cohab estão rescindidos unilateralmente em face ao descumprimento contratual". O conjunto Nogueira Tapety possui 20 mutuários ilegais segundo a COHAB.
(Fonte: Emanuel Vital)

Secretário Antônio José visita Oeiras


O Secretário Estadual de Educação do Estado do Piauí Antônio José Medeiros visitou Oeiras na manhã desta sexta feira. o secretário participou de uma capacitação onde discutiu temas sobre os instrumentos prioritários da metodologia do coordenador pedagógico na otimização e ampliação do trabalho educativo nas unidades de ensino. Durante o evento o Secretário proferiu palestra sobre a importância do coordenador pedagógico na organização e criação nas atividades das escolas. "Hoje nós temos coordenadores pedagógicos e de área em todas as escolas da rede estadual. Esses encontros são de fundamental importância para o desenvolvimento da política de ações que nortearão o trabalho dos coordenadores de educação nas escolas da rede estadual de ensino", destacou o Antonio José Medeiros.

Muitos casos de conjuntivite em Oeiras


O surto de dengue que está assustando a população de muitas cidades do Piauí, não tem acontecido em Oeiras com muita freqüência. O que esta realmente surpreendendo são os inúmeros casos de conjuntivite. A doença que é transmitida através de vírus e se propaga com facilidade provoca irritação, vermelhidão, secreção e inchaço nas pálpebras dos olhos. Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.


(Fonte:Emanuel Vital)

quinta-feira, 24 de abril de 2008

RADICALIZAR NÃO É PRECISO

Por Stefano Ferreira
Um Oeirense


Há poucos dias, li na internet e depois em jornal impresso, um artigo assinado pela arquiteta Josevita Tapety, intitulado “Capital da fé ou do desespero? , sobre as questões de responsabilidade social em Oeiras, a partir de uma reflexão sobre o suicido.
Na verdade, o suicídio em Oeiras é um problema social que precisa ser coletivamente refletido, já que temos grandes índices de depressivos e pessoas com transtornos mentais.
Acredito que nenhum segmento da sociedade está alheio a essa questão e muito tem sido feito, por aqueles que vivem e convivem com o povo oeirense, no dia-a-dia. Projetos nas escolas, ajudas de grupos sociais, projetos da municipalidade e ações de fundações e ONGS.
Ao ler fiquei perplexo com tamanho radicalismo da articulista, pois para quem não vive o dia-a-dia da cidade, oeiras é um campo de acovardamento social e moral, é como se aqui nada fosse feito no campo social. O que não é verdade.
Diferentemente do artigo da arquiteta, vou comentar várias ações pertinentes e louváveis que merecem nosso respeito e, ajudam sim, na melhoria das condições de vida de nossos jovens.
O grupo de santo Antônio é composto por senhoras desenvolve ações com jovens grávidas das zonas periféricas da cidade. Na sede do grupo, elas ajudam a confeccionar seus próprios enxovais, assistem a palestras na área da saúde e espiritualidade. Essa ação foi matéria de destaque na extinta revista viva oeiras, editada pela amiga Josevita, onde a presidente do grupo era colocada como exemplo de atitude e responsabilidade social.
A Prefeitura Municipal de Oeiras em parceria com a Fundação Banco do Brasil, mantêm um projeto social no bairro várzea com oitenta crianças, onde aulas de música, dança, artesanato, reforço escolar e natação são oferecidos no horário oposto á aula, para que não fiquem sujeitas á marginalidade.
No último final de semana, a Prefeitura Municipal de Oeiras, através da Secretaria de Educação do Município, inaugurou no bairro Canela, uma casa de atividades sócias educativas, chamada Casa das Atitudes, onde monitores de capoeira, balé, teatro, hip hop e música, ministraram aulas para os já matriculados quatrocentos jovens daquele bairro carente.
O Centro de Atenção Psicossocial(CAPS) de Oeiras, é referência a nível de Piauí, no tratamento de pessoas com transtorno mental, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, artesãos, educadores físicos e uma estrutura adequada.Hoje para quem convive de perto com pessoas depressivas e transtornadas, sabe a importância do trabalho daquele grupo de profissionais em nossa cidade.
Na Praça das Vitórias, um projeto de incentivo á leitura e inclusão digital é uma realidade na Primeira Capital, onde mais de cem adolescentes buscam conhecimento na Biblioteca Pública de Oeiras e no Telecentro da Casa de Cultura Solar das 12 Janelas.
O Campus Universitário Professor Possidônio Queiroz, é ambiente democrático de ensino superior, exemplo vivo da interiorização do ensino e inclusão de nossos jovens na academia.
No alto do rosário, o ponto de cultura Quilombo do Rosário, desenvolve ações culturais com adolescentes afro descendentes, como o grupo de percussão e o gruo conguinhos de Oeiras, atrações no ultimo Festival de Cultura da cidade.
No bairro Oeiras Nova/ Jureminha a Fundação Dom Edilberto, possui centro de formação, cm vasta programação de capacitações e cursos que atendem não só a população daquela área, mas pessoas dos diferentes bairros.
A prefeitura naquele bairro inaugurou no ultimo mês de junho um centro de saúde com estrutura física e humana da qualidade das clínicas particulares, para atender gratuitamente aquela comunidade, sobretudo os jovens.
Por fim, nenhuma obra caracteriza mais a preocupação da municipalidade com nossos jovens, que a Construção da Escola Municipal Juarez Tapety, uma escola com estrutura digna das maiores escolas privadas do nordeste, com um trabalho diferenciado, grupo de professores todos licenciados, psicopedagogos, biblioteca interna, auditório e um ginásio esportivo.
Assim, gostaria de prestar minha homenagem a todos os profissionais envolvidos nessa teia de ações sociais em prol de uma Oeiras melhor. Educadores que em cada canto dessa terra, constroem as sementes que acreditamos brotar.
Por todo isso, acreditamos ser Oeiras a capital da fé sim, pois da fé é que brota forças para a caminhada árdua contra as diferenças sociais, que não é privilégio de Oeiras, afinal de contas não estamos na Eslovênia, mas no nordeste brasileiro.
Generalizar que todos nós temos baixa auto estima?
Não concordo, basta conhecer o presidente do Grupo Raízes do Brasil, conhecido em Oeiras carinhosamente como Marquito. Acometido de uma rara doença na medula, hoje se encontra em cadeira de rodas e mesmo assim, comanda um grupo de mais cinqüenta crianças na arte da capoeira. Marquito é um oeirense de fibra, tem auto estima e fé e ajuda jovens de nossa cidade a acreditar neles mesmos.
Mas, muito ainda precisa ser feito, com associação de todos os segmentos da sociedade, do poder público e das Ong’s, bem como de todos aqueles que acreditam amar oeiras.
O desafio é de todos nós e muitos já começaram a fazer sua parte, precisamos de operários de ação e não apenas de discurso.

Programação da Festa do Divino


Oeiras já se prepara para uma das suas maiores festas religiosas, que é a Festa do Divino que acontecerá nos dias 10 e 11 de Maio. A família de Olavo Braz Barbosa Nunes, representada por Creso Reis Nunes Filho o Imperador que acolheu a imagem do Divino Espírito Santo no último ano, divulgou a programação da festa, que este ano além das cerimônias religiosas terá também uma parte cultural. Confira a programação:

NOVENA AO ESPÍRITO SANTO
DATAS:
01 – 03 – 05 – 06 – 07 – 08 – 09 – 10/05/2008
LOCAL: Casa DE Rosário Nunes
HORAS: 08:00h (TODOS OS DIAS)


VISITA DO DIVINO AOS BAIRROS DA CIDADE
DIA: 03/05/2008
LOCAL: bairro Canela
Residência: Conceição Ferreira
HORAS: 17h
DIA: 04/05/2008
Alvorada 5:00h
Missa de Ascensão 09:00h, Igreja Catedral
Bairro: Várzea,
Local: Capela - 17:00h

DIA: 05/05/2008
Bairro: Rodagem de Floriano
LOCAL: Capela
HORAS: 17h
DIA: 06/05/2008
Bairro: João XXIII
Local: residência da srtª. Anatália
DIA: 07/05/2008
Bairro: Rosário
LOCAL: Igreja do Rosário
HORAS: 17h

TRÍDUO DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

08/05/2008 – 1ª NOITE DO TRÍDUO - IGREJA CATEDRAL
09/05/2008 – 2ª NOITE DO TRÍDUO - IGREJA NOSSA Srª. DA VITÓRIA
10/05/2008 – 3ª NOITE DO TRÍDUO - RESIDÊNCIA DE ROSÁRIO NUNES
SERESTA AO DIVINO – 20h
CANTATA: Seresta do Divino Espírito Santo com a Soprano Lírica Leonides Donizete Lima e a Pianista Glória Matilde Soares e Leitura de poesias de filhos de Oeiras e outros poetas

DIA: 11/052008
MISSA SOLENE - LOCAL: IGREJA CATEDRAL NOSSA Srª. DA VITÓRIA
ENTREGA DA IMAGEM DO DIVINO AO NOVO (A) IMPERADOR / IMPERATRIZ..
HORAS: 09h

“Vida, trabalho e dignidade em abundância na força do espírito santo”
Família Olavo Brás Barbosa Nunes (in memorian)

quarta-feira, 23 de abril de 2008

NOTA DE PESAR


Caro Lameck,

Nossa Oeiras vem sofrendo lamentáveis baixas neste primeiro semestre de 2008. Pessoas que eram a cara da cidade fizeram a viagem fora do combinado, como diz o velho Boldrin para os que se vão desta para uma melhor. Primeiro foi B. Diogo, extraordinária figura, pai do meu colega de infância, João Luís, que a vida levou para longe. De verve aguçada, B. foi amigo íntimo do escritor Expedito Rêgo, seu companheiro de caçadas. Era casado com a caríssima dona Amélia, uma das melhores amigas de minha mãe, e vizinha querida. Depois, lá se vai embora Aderson Guida, parceiro do meu pai (foram motoristas a vida inteira). De um não se pode falar sem que do outro muito se diga, aproveitando o que disse um querido amigo sobre qualquer coisa aí de Oeiras. Acho que foi Dagoberto. A ligação seria como a de Gerson e Gerardo (Careca). Ainda por cima era pai de um dos meus maiores amigos, Antônio, ou melhor, Tôim de Aderson, com quem dividi, em apartamentos no Rio (naquele tempo, sem dengue), vagas agruras e alegrias. Somos compadres, assim, sem mais nem pra quê. Pois bem. Hoje tomei conhecimento que Vitalina Leite também resolveu ir embora. É demais! Por que tem que ser assim! João Leite, que estava comigo na noite fatídica em que perdi o “farol” direito (à época namorava Meyre de Cicim, ele), deve estar arrasado. Se consolo há para a “indesejada das gentes”, pelo menos os três , se não passavam dos 90, estavam bem perto! Mas, isso não vale. Ora, o velho Oscar não chegou aos 100! Portanto, aqui vai o meu mais profundo pesar para os familiares desses amigos diletos, oeirenses queridos, pessoas do meu bem-querer. E palavras mais, não tenho. Uso as de Vinícius: “Tristeza não tem fim, felicidade sim.”


Ferrer

terça-feira, 22 de abril de 2008

Secretaria de Educação inaugura Casa das Atitudes


A Secretaria Municipal de Educação inaugurou ontem no bairro Canela a Casa das Atitudes, que faz parte de um projeto social que vai trabalhar com crianças carentes de Oeiras. Atendendo toda a comunidade a Casa vai oferecer oficinas de teatro, balé, hip hop, corpo e movimento, artesanato, capoeira, karatê e música.
Todas as oficinas são inteiramente gratuitas de segunda a sexta feira nos turnos manhã e tarde. Serão atendidas mais de 300 crianças e adolescentes, sendo que o requisito básico é estar matriculado regularmente em alguma escola.
Além d atendimento no espaço da Casa das Atitudes voltado às crianças haverá também um ciclo de palestras extensivo às famílias e atividades voltadas para o bairro em que a casa está localizada.
A Casa das Atitudes está localizada no final da Rua Rafael Farias, no bairro Canela, próximo ao colégio Pedro Sá.

Pantico deve ir para o Barras


O jogador Pantico que neste ano estreou no futebol nacional defendendo as cores do Bahia esporte clube pode mais uma vez voltar a defender as cores do time piauiense de Barras. O jogador está sendo negociado com o prefeito Manin Rego. A contratação de pantico foi solicitada devido a derrota do time do Barras por 2 a 0 neste final de semana para o River. O prazo para contratações no Campeonato Piauiense termina no dia 24 de abril. Se a negociação realmente vingar, a diretoria do Barras terá de correr para agilizar a inscrição do
Jogador no torneio.

Fonte: Emanuel Vital – www.meionorte.com/oeiras

segunda-feira, 21 de abril de 2008

É hora de fazer alguma coisa


Aumenta o número de Oeirenses, sobretudo jovens, que tiram a própria vida. No Brasil, nos últimos anos, as mortes por suicídio de pessoas entre 15 e 24 anos cresceram 1.900%Temos um problema sério pela frente: em Oeiras só este ano são cinco casos consumados e oito tentativas.


As conseqüências atingem também a família. Pesquisas mostram que cada morte afeta - profundamente e por tempo prolongado - pelo menos cinco pessoas.As estatísticas revelam a extensão de um problema que merece a nossa reflexão. Nos últimos 40 anos, as taxas de mortalidade mundial por suicídio subiram cerca de 60%. Nada menos do que um milhão de pessoas morrem por ano por essa causa - uma morte a cada 40 segundos, praticamente todas elas em conseqüência de depressão ou de algum transtorno mental.Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) sinalizam que haverá mais de 1,5 milhão de vidas perdidas por esse motivo em 2020, representando 2,4% de todas as mortes. A OMS também registrou que permanece a tendência de crescimento das mortes entre os jovens, especialmente nos países em desenvolvimento.Diante da gravidade do assunto, o tema há alguns anos passou a integrar as políticas de saúde pública em diversas partes do mundo. Isso mostra que a melhor conduta é criar redes de proteção para dar o suporte necessário às pessoas em risco e suas famílias.


Aqui em Oeiras, a Prefeitura Municipal implantou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, que atende pessoas que sofrem de depressão e transtornos mentais. Todo mês a meta de atendimento é extrapolada. Mas todos são atendidos. Entretanto ainda há muito preconceito, pois muitos acham que ir a um psicólogo já é sinal de loucura.


Reduzir as taxas de suicídio é um desafio coletivo. A sociedade precisa romper com os tabus e se engajar nessa batalha. Apesar de não serem raras as famílias em que alguém não tentou ou morreu, pouco se fala do assunto. A mídia, um poderoso instrumento de educação e conscientização, também se omite sobre essa questão "desgostosa". Mas a nossa resposta não pode ser o silêncio. Nossas chances de chegar às pessoas que precisam de ajuda dependem da visibilidade.


Quem pensa em se matar deve saber que mais gente pensa sobre isso e pode ajudar.
Muita gente em Oeiras está gritando por socorro, clamando por ajuda.


A depressão tem levado muita gente a tentar resolver o problema da forma mais brutal possível. Pessoas estão impedindo o curso natural da vida.


Muitos têm estampado um sorriso no rosto e uma dor no coração.


Até quando vamos assistir a tudo isso?É hora de darmos as mãos e fazermos alguma coisa pelo nosso povo, que está sofrendo. Precisamos unir donas-de-casa, pais, educadores, jornalistas, publicitários, líderes comunitários e mostrar que o debate sobre o suicídio não é uma questão moral ou religiosa, mas um assunto de saúde pública e que pode ser prevenido. Aceitar essa idéia é o primeiro passo para poupar milhares de vidas.


Leve a sério quando alguém ou um parente diz que a vida não vale a pena e se mostra deprimido. Por baixo disso pode estar a intenção de interromper a vida

Policiais Civis comemoram seu dia

Hoje, 21 de abril, também é o dia do Policial Civil, e a Delegacia de Oeiras está comemorando a passagem deste dia com palestras e também confraternização. No dia 18/04 foi realizada uma palestra para os policiais civis de Oeiras sobre Ética e Relações Humanas promovida pela Sociedade Educacional Jean Piaget onde teve como palestrantes a Professora Rossana Ferreira e colaboradoras as professoras Ivaneide Alves e Sandra Caminha, no final foi servido um coquetel aos participantes e também sorteio de brindes.

Não ocorrerá mais chuvas fortes em Oeiras


O boletim de informações climáticas com previsão de consenso entre os núcleos estaduais de meteorologia e Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inpe) informa que para o período de maio a julho de 2008, a maioria dos modelos oceânicos e atmosféricos indica tendência de chuvas normais a acima da média sobre os setores Norte e Leste do Nordeste brasileiro, com as seguintes categorias de probabilidades: 40% acima, 35% normal e 25% abaixo. Para a região de Oeiras a previsão é a seguinte: Região Central: Declínio para o final do período chuvoso, porém chuvas esparsas poderão ocorrer no período. Região composta das seguintes microrregiões administrativas de coleta de dados: Oeiras, São Pedro do Piauí, Valença do Piauí, Picos e Paulistana.


Fonte: Emanuel Vital (www.meionorte.com/oeiras)

Polícia Civil faz apreensão de maconha




Foram presos na noite do dia 19/04 Eliomar Martins e Marcio Fernandes Campos. Na residência deles foram encontradas 41 trouxinhas de maconha. A prisão foi efetuada pelos policiais militares que estavam de plantão. Já havia fortes suspeitas de que o Marcio Fernandes era vendedor de maconha. Os presos foram levados para a Delegacia de Oeiras onde foram autuados em flagrante pelo Delegado Elves pelo crime previsto no Art. 33 da Lei 11.343 que prevê pena de 5 a 15 anos de cadeia.


Fotos: Geraldo Filho

sábado, 19 de abril de 2008

Muita emoção na Missa de Sétimo dia dos feirantes que morreram na semana passada

Passados oito dias, a tragédia com o caminhão de feirantes ainda deixa a cidade triste. Ontem na missa de sétimo dia das vítimas, muito emoção marcou a celebração, como também foi de muita emoção entre os sobreviventes que voltaram ao Mercado Central e viram as bancas dos que morreram, fechadas.
A vida dos feirantes realmente é muito dificil, pois todo final de semana, têm que trabalhar em várias cidades em busca da sua sobrevivência, em cima de carros, que não oferecem condições de seguranças. Mesmo os que sobreviveram a esta tragédia terão que voltar a viajar, pois esta é a única fonte de renda que possuem.
Essas fotos retratam quão trágico foi o acidente.
Fotos: Riachão Net

Oeiras estará representada no Norte Nordeste de Karatê


Oeiras estará presente no Campeonato Norte Nordeste de Karatê que acontece na cidade de Recife no período de 1º a 4 de maio, através do karateka Zacarias Júnior. O atleta que tem participado dos principais campeonatos da modalidade na região Nordeste, sempre tem ficado entre os vencedores, e afirma que nesta competição a chance de medalha é muito grande. Zacarias Júnior, sempre enfrenta dificuldades para os treinamentos, sendo que na maioria das vezes tem que ir treinar em Picos, e tudo por conta própria e por amor ao esporte.
Antes de ir ao recife, Zacarias participará do Campeonato Piauiense de Jiu-Jitsu que acontece em Teresina no dia 26 de abril, e que além dele participara também outro lutador oeirense que é o Anderson Maluco.

SAMU terá sede própria


SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgências será inaugurado oficialmente em Oeiras. O Secretario Municipal de Saúde Hailton Filho disse que a inauguração será no dia 04 de maio às 19h. A Sede do SAMU será na Rua Dagoberto de Carvalho próximo a Avenida Transamazônica e terá oito funcionários que darão plantão 24h, sendo um socorrista e um condutor. Ele acrescentou que vai funcionar através do telefone gratuito 192 e solicitou que a população use realmente este serviço que é de grande importância para a saúde publica em nossa cidade, onde socorre um grande número de acidentes envolvendo motos e automóveis. Ele disse também que esse serviço não vai atrapalhar em nada os trabalhos do SOS de Oeiras, sendo que um irá auxiliar o outro em nome da boa saúde da nossa população.
Fonte: collabore.net